cidastier.com.br

Cida Stier

Quem fala bem costuma receber elogios, mas quem fala mal, geralmente, nem desconfia disso.

Por essa razão, receber de um chefe, por exemplo, um feedback negativo sobre a comunicação pode causar um grande impacto. Mas isso pode acontecer, inclusive, com um profissional respeitado, experiente e em qualquer etapa da carreira.

Uma das coisas mais difíceis de perceber é o próprio jeito de falar. Falamos o dia todo, algumas pessoas mais e outras menos, mas falar faz parte da vida.

Alguma vez você já se perguntou sobre a possibilidade de ter perdido alguma oportunidade por não ter-se expressado bem? Ou, ainda, se você desenvolvesse mais a sua comunicação, algumas áreas na sua vida seriam melhores?

Talvez, a primeira reação seja negar o fato. Mas se o feedback negativo sobre a comunicação estiver correto? Você suspeita de que também poderia passar por esta experiência?

Se a resposta for sim, aposte nas valiosas ideias de que “nunca é tarde para mudar”, e de que “não existe idade para aprender algo novo”. Se, depois de conversar com alguns colegas e familiares, além de olhar para si com mais atenção e perceber que sua comunicação pode e deve ser aprimorada, a primeira ação é fazer uma autoavaliação para identificar o que é possível melhorar. Sugiro alguns pontos de observação:

  • As pessoas costumam pedir para você repetir o que diz?
  • Sua fala é muito lenta ou muito rápida?
  • Sua pronúncia é clara ou costuma “engolir” algumas sílabas?
  • O tom da sua voz é agradável?
  • Você fala alto ou baixo demais?
  • Perde a linha de raciocínio no meio da fala e sem organizar o pensamento com início, meio e fim?
  • Percebe se as pessoas se mantêm interessadas no que você diz ou se logo se distraem?
  • Você costuma ser interrompido?

Como a comunicação é essencial em todas as atividades, o ideal é estar sempre atento à forma de se expressar e, especialmente, às reações das pessoas quando você fala. Para complementar minhas sugestões, preparei também uma breve autoavaliação que pode ajudar você a manter sua atenção em alta sobre vários outros aspectos.

Faça aqui sua auto avaliação da sua comunicação!

Os inúmeros detalhes envolvidos na boa comunicação, quando aperfeiçoados e em harmonia, refletem o cuidado e a atenção para ser bem compreendido em todas as situações.

Compartilhe essa publicação:
OUÇA O PODCAST
FALE BEM, VIVA MELHOR

Últimas Publicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *