cidastier.com.br

Cida Stier

Ter uma excelente formação nem sempre garante sucesso. Dentre os inúmeros fatores que compõem uma carreira bem sucedida estão a boa comunicação pessoal e a capacidade de conviver e de se relacionar bem com as pessoas.

Não há dúvida que o domínio do conhecimento teórico e a competência embasam todas as profissões. Porém, na prática, é comum vermos profissionais extremamente qualificados serem dispensados e perderem suas posições para outros com menos experiência, mas mais habilidosos no trato com as pessoas. 

Talvez você conheça alguma história semelhante: na faculdade, aquele aluno que não tirava as melhores notas, mas que se relacionava muito bem com todos, torna-se um excelente profissional, muito competente e bem sucedido. Já outro, considerado o mais inteligente da sala, mas muito fechado, não consegue grandes resultados no mercado de trabalho. É apenas um exemplo. 

A competência comunicativa tem um valor imensurável. A dificuldade em se expor e se expressar deve ser percebida desde cedo. A comunicação, quando dada a devida atenção, pode melhorar, sempre!

O excesso de timidez, a falta de autocontrole (LEIA: Como Ter Autocontrole para Falar o que Não Deve) e a impulsividade acabam interferindo nos relacionamentos interpessoais e, consequentemente no dia a dia profissional. 

Evoluir na carreira está diretamente ligado à capacidade de se posicionar adequadamente em todos os contextos, por meio de atitudes e da fala. Não é fácil manter-se na posição de liderança sem a capacidade de saber expressar as ideias e lidar com pessoas.

Parafraseando Chacrinha “quem não se comunica, se trumbica”. Em qualquer tempo e em qualquer lugar. Limitações na comunicação pessoal podem impactar negativamente na carreira, sem sequer o profissional ter consciência disso. 

Como melhorar a comunicação pessoal:

O caminho para melhorar a comunicação interpessoal é rever minuciosamente o próprio comportamento. Observar as reações diante de diferentes interlocutores e passar a avaliar se é possível agir de outra forma. Por exemplo, uma atitude que pode trazer sérias consequências é falar tudo o que pensa, na hora errada, sob o domínio de alguma emoção negativa, como a raiva ou o medo. Algumas pessoas gostam de dizer com orgulho: “sou muito transparente, falo tudo o que penso”. Isso só é de fato maravilhoso quando se acrescenta à essa ideia a necessidade de respeitar o outro, seja ele quem for e dizer o que pensa da maneira e na hora certa. 

A melhor forma de exercitar a capacidade de se relacionar bem com as pessoas é substituir ou criar bons hábitos como:

  • Fazer um acordo interno de paz;
  • Exercitar a tolerância e respeitar as diferenças;
  • Reconhecer as próprias limitações e respeitar as dos outros;
  • Ouvir mais e falar menos;
  • Esperar o momento certo para falar;
  • Saber o momento de calar;
  • Falar bem;
  • Manter a mente tranquila, mesmo sob estresse;
  • Cultivar o bom humor.
  • Sorrir mais!

A boa comunicação pessoal abre portas e reforça o que eu mais acredito: quem fala bem, vive melhor.

Compartilhe essa publicação:
OUÇA O PODCAST
FALE BEM, VIVA MELHOR

Últimas Publicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *