cidastier.com.br

Cida Stier

Basta abrir a boca com a intenção de falar que as palavras saem livremente. É um ato aparentemente simples, mas que requer a coordenação de sistemas complexos com várias estruturas trabalhando ao mesmo tempo. 

Falamos porque respiramos, produzimos a voz e articulamos os sons. 

A fala é um dos elementos da comunicação que se soma a outros como a escrita e a linguagem corporal, por exemplo.

Falamos para expressar oralmente os nossos pensamentos e sentimentos por meio de palavras.

A linguagem envolve sistemas de expressão e compreensão. Entre quem fala e quem ouve existem inúmeros aspectos racionais, sensoriais e emocionais, de ambos os lados. Pode-se falar uma coisa e se entender completamente outra. Portanto, comunicar-se não é uma tarefa banal. 

Com tantas variáveis, quem deseja ser claro e bem compreendido deve estar atento. Falar “enrolado”, com afobação e pressa, sem se preocupar com a pronúncia, o tom e o volume da voz em nada favorece uma conversa, um diálogo – que pressupõe entendimento.

A necessidade de saber se expressar pode criar o desejo de ter a  comunicação como um diferencial na vida. A eliminação de pequenos maus hábitos de fala levam a excelentes resultados nas conversas e apresentações em público. A base para isso é a consciência de como falamos.

Por isso deixo aqui uma sugestão: que tal pegar o seu celular e começar agora mesmo a perceber os detalhes do seu jeito de falar? Grave um pequeno vídeo, contando como foi o seu dia! Depois ouça a gravação e perceba o que pode ser aperfeiçoado. Essa é um ótimo exercício para criamos consciência de como falamos com os outros.

E como sempre gosto de lembrar: quem fala bem, vive melhor.

Compartilhe essa publicação:
OUÇA O PODCAST
FALE BEM, VIVA MELHOR

Últimas Publicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *