cidastier.com.br

Cida Stier

A boa comunicação está diretamente associada à melhor qualidade de vida. Independentemente da atividade profissional ou do estilo de vida, falar bem, de forma clara e expressiva, possibilita um melhor relacionamento com todas as pessoas.

Criei a frase “fale bem, viva melhor”, pois acredito e vejo diariamente a transformação das pessoas que aprimoram a maneira como se expressam. É simples e resume bem o motivo pelo qual eu amo o que faço.

Porém, a melhor forma de se conectar com os outros é estar muito bem conectado consigo mesmo. Praticar o silêncio, por exemplo, contribui para a organização do diálogo interior e, a partir dele, perceber os sentimentos e os pensamentos envolvidos em cada ação, em cada palavra. Quando os pensamentos e os sentimentos estão desorganizados, há dificuldade em estruturar uma boa fala, em escolher as palavras certas e, especialmente, em ouvir com atenção a outra pessoa.         

O modo de falar, para quem fala, nem sempre é consciente, mas repleto de informações para quem ouve. Nosso comportamento é moldado por muitos hábitos desenvolvidos ao longo da vida e influenciado por inúmeros fatores. Geralmente, é possível identificar, pela voz, o estado emocional de quem fala, como entusiasmo, calma, irritação, alegria e tristeza. Sem dúvida, a voz é uma poderosíssima forma de expressão. Reconhecer o modo de falar requer autoconhecimento, que, por sua vez, favorece o autocontrole, sendo ambos essenciais para saber expor uma opinião com bom senso, calma, clareza e segurança.

Para falar bem, outro aspecto importante é a capacidade de relacionar-se bem, com gentileza, atenção e respeito no trato com todas as pessoas. São valores indiscutivelmente essenciais a todos e tornam a vida mais leve, prazerosa e feliz.

Uma pessoa incapaz de controlar a impulsividade e a agressividade diante de uma situação de contrariedade, que não saiba dirigir-se com amor e respeito nem mesmo aos seus familiares e que não saiba usar as palavras mágicas como, “por favor” ou “muito obrigado”, não tem como ser considerada verdadeiramente bem-sucedida. Isso independe de diploma, de cargo que ocupe ou de saldo em conta bancária. Falar bem não tem nada a ver com esses fatores.

 Vivemos em um planeta que necessita urgentemente de mais equilíbrio, amor e paz. As mudanças conscientes nas atitudes de cada um de nós, quando somadas, tornarão o nosso mundo um lugar mais saudável e feliz. Falar bem abre portas e evita interpretações equivocadas. Acredite! 

#FaleBemVivaMelhor

Compartilhe essa publicação:
OUÇA O PODCAST
FALE BEM, VIVA MELHOR

Últimas Publicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *