De onde surge o medo de falar em público

De onde vem o medo de falar em público?

De onde surge o medo de falar em público

Um dos medos mais comuns do ser humano é o de falar em público.  Os sintomas clássicos são bem conhecidos: frio na barriga, voz trêmula, respiração ofegante. Por isso, muita gente foge das situações em que existe o risco de precisar falar em público, porque só de se imaginarem na situação, já desistem. 

O medo acontece porque ficar frente a frente com uma plateia pressupõe exposição, medo de errar e medo do julgamento do outro. Ele pode variar de ligeiro nervosismo a um pânico paralisante. Tudo isso representa uma ameaça, que ativa a região do cérebro chamada amígdala, que provoca a resposta “lutar ou fugir”. Afinal, ela quer assegurar a sobrevivência.

Esta resposta inclui muitas mudanças biológicas, como frequência cardíaca acelerada e aumento do fluxo sanguíneo no cérebro. Pesquisas apontam que as pessoas com medo de falar em público, quando estão diante dos outros,  podem ter as amígdalas mais ativas. O que significa que para encarar uma plateia, elas precisam aprender a “desativá-las”.

Por isso, a preparação e o treinamento são fundamentais. 

Se você quer perder esse medo, preparei um passo a passo para lhe ajudar. 

PASSO A PASSO PARA PERDER O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO:

Preparação antes da apresentação:

  • Domine o assunto. Estude, atualize-se, prepare-se.
  • Organize e planeje o que você vai falar. 
  • Faça isso com tempo. Pense de que forma você vai apresentar, quais recursos visuais vai utilizar. Quanto mais organizado você for, mais seguro e menos tenso você ficará.
  • Após finalizada a preparação do conteúdo, faça tópicos em um cartão para fixar a  sequência de ideias. Nunca decore um texto. Apenas memorize as palavras-chaves.
  • Pratique várias vezes até se sentir confortável. Faça um vídeo e depois assista para ver o que pode melhorar. Reúna pessoas especiais e convide-as para serem plateia para o seu treinamento.
  • Escolha uma roupa adequada à situação e que seja confortável e siga o seu estilo.
  • Na noite anterior à sua apresentação, procure deitar-se mais cedo. Relaxe bem o corpo, faça algumas respirações profundas, soltando o ar bem devagar, enquanto visualiza a cena de você falando com segurança e tranquilidade. 

No momento da apresentação:

  1. Chegue com antecedência ao local e teste os equipamentos que irá utilizar.
  2. Visualize o espaço e imagine-se conversando com um grupo aberto e receptivo.
  3. Antes de iniciar a fala, respire profundamente algumas vezes e sinta-se energizado, tranquilo e conectado consigo mesmo. O momento da fala exige atenção.
  4. Mantenha boa postura corporal.
  5. Fale com ritmo e pronuncie bem as palavras.
  6. Olhe para as pessoas, converse com elas.
  7. Mantenha-se concentrado do começo ao fim. 

Ao final de tudo, você irá perceber que os processos de preparação e treinamento, ao tornarem-se habituais, levam o medo embora e deixam no lugar o compromisso de fazer sempre o melhor possível, com calma e segurança.

Para aprofundar ainda mais o assunto, gravei um vídeo completo onde explico com mais detalhes onde surge e como fazer para superar o medo de falar em público. Assista abaixo:

 
	

3 comentários

  1. Amei as orientações do vídeo, tenho esse problema de falar em público e isso vai ser muito útil porque meu pânico é grande

  2. Ameiiiiiiiiiiiiii!!!🎵🎶💃🐞🌻🤗

  3. Olá Cida Stier! Muito obrigada por compartilhar o seu conhecimento! Simplesmente amei! Que Deus abençoe cada dia mais vc e toda a sua família! Um grande abraço! 💞🥰😘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *