cidastier.com.br

Cida Stier

Falar em público é um desafio para a maioria das pessoas. Independente da profissão, todos nós sabemos que, em algum momento, vamos precisar expor, muito bem, as nossas ideias diante de um grupo ou de uma plateia.

 Apresentações de Alta Performance são aquelas em que os assuntos são expostos com clareza e muita competência. Onde existe uma perfeita integração entre o domínio do conteúdo e a forma de apresentá-lo. É a junção harmoniosa “do que dizer” e “de como dizer“.

Nesse post, quero compartilhar com você qual é, na minha avaliação, a forma ideal de preparar Apresentações de Alta Performance.

DOMÍNIO DO ASSUNTO
A primeira etapa corresponde a um aspecto crucial: domínio do assunto. É o momento de reunir as informações que você quer transmitir. Uma boa apresentação inicia pela forma de preparar um conteúdo para torná-lo atraente. Não existe assunto chato, mas sim, mal preparado ou mal apresentado!

Por mais que você seja expert em uma determinada área, mantenha-se sempre atualizado. Questione – saudavelmente – o seu saber e a sua didática de compartilhar o que sabe. Enriqueça o tema com exemplos. Eles ajudam a fixar as ideias.

ORGANIZAÇÃO
Ao definir o conteúdo, a etapa seguinte será organizá-lo. A exposição clara de um assunto requer a boa estruturação das ideias e a organização da sequência: “começo-meio-fim”. Sugiro que você faça tópicos. Não escreva o texto todo, pois você ficará preso a ele.

Converse mentalmente com os tópicos e crie um roteiro. Você vai notar que ao conversar com o tema, os tópicos vão organizando-se melhor. Muitas vezes eles precisam mudar de lugar.

MATERIAL DE APOIO
A última etapa consiste em desenvolver o material de apoio. Muitos profissionais iniciam a preparação de suas apresentações pela montagem do PowerPoint, Prezi ou PDF.  É um engano. Essa deve ser a última etapa, sempre. É essencial observar esse ponto. Será o momento de criação.

Atualmente, as telas cheias de texto e tabelas deram lugar aos tópicos, palavras-chaves e imagens que conectam a plateia ao assunto. Infelizmente, ainda é comum vermos palestrantes usando os slides como “colas”. Nesse caso, as apresentações ficam amarradas e perdem muito a naturalidade.

TREINAMENTO
Quando todo o assunto já estiver organizado, inicia-se outra etapa importantíssima: preparar-se para apresentar muito bem a sua ideia.
Pratique a sua fala em frente a um espelho ou grave em áudio e/ou vídeo, no seu celular mesmo. Gosto muito das duas opções.

Se você se interessou pelo tema Apresentações de Alta Performance, ou tem mais algumas dúvidas, interaja comigo nos comentários abaixo.

Compartilhe essa publicação:
OUÇA O PODCAST
FALE BEM, VIVA MELHOR

Últimas Publicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *