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Ambiente de Trabalho: Como Conviver Harmoniosamente com Alguém Antipático, Estressado e Mal-humorado?

É preciso muita força de vontade para conviver pacificamente com quem não tem empatia, autocontrole e considera normal ser estressado ou mal-humorado.

Convivemos mais com nossos colegas de trabalho do que os nossos amigos e familiares, por isso, saber encarar essa situação pode garantir uma melhor harmonia e mais produtividade.  

Dias atrás, escrevi um artigo sobre como a antipatia prejudica uma carreira e, consequentemente, o ambiente de trabalho. Foi um conteúdo focado em quem tem atitudes antipáticas. 

Agora, esse artigo é para falar com o outro lado. Antes de ficar estressado com as atitudes dos outros,  a melhor coisa é saber como conviver harmoniosamente com alguém antipático – sua saúde mental agradece! Se você se identificou com essa situação, algumas medidas podem ajudar:

  • Proponha-se sempre a resolver conflitos de modo pacífico.
  • Lembre-se que o maior responsável pelo seu próprio bem estar é você mesmo. Não deixe que as atitudes de outros roubem a sua paz. 
  • Não julgue. 
  • Em ambientes conturbados, avalie o momento certo para falar ou se manter em silêncio.
  • Não permita que um colega ou chefe altere a voz com você. Pergunte: 
    • por que você está falando comigo desta forma?
    • por gentileza, seria possível conversarmos de outra forma?
    • podemos conversar mais tarde? Agora, parece não ser o melhor momento para resolvermos isso.
  • É muito importante estabelecer um limite pessoal claro em que você não permita que outras pessoas te ofendam. Educação independe de hierarquia de cargos.  
  • Mesmo em estado de tensão, procure manter o autocontrole e foque no assunto tratado e não no comportamento do outro.
  • Não responda a uma ofensa de maneira reativa para não se arrepender depois. 
  • Tenha cuidado com as palavras.
  • Afaste-se e dê o tempo necessário para a pessoa se recompor. 
  • Ofereça ajuda, sempre que possível.

Pessoas difíceis, muitas vezes tóxicas, precisam perceber o impacto que suas atitudes causam em si mesmas e nos outros. A boa convivência é uma conquista diária que interfere diretamente no jeito mais saudável de levar a vida. Quem se comunica bem, vive melhor!

BÔNUS PARA COMPLEMENTAR ESSE TEMA: 

https://www.cidastier.com.br/blog/10-inimigos-da-boa-comunicacao-que-empurram-a-carreira-para-baixo/
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