abrace com a sua voz

Abrace com a sua voz!

“A VOZ É UM ABRAÇO SONORO.”

Essa definição poética foi dita há muitos anos pela fonoaudióloga e escritora Glorinha Beuttenmüller. Aos 95 anos, talvez ela nunca tenha imaginado que a voz seria, hoje, a forma mais segura de abraçar alguém.

Uma das dificuldades que o isolamento trouxe para a maioria de nós foi a impossibilidade de convivermos normalmente com as pessoas que são muito importantes em nossas vidas. O distanciamento também impediu as conversas corriqueiras com colegas de trabalho que deixavam o dia mais leve.

A volta de muitos às atividades presenciais estabeleceu protocolos de segurança.

Se, por um lado, as reuniões realizadas pelas plataformas online facilitaram muito o dia a dia, por outro, perdemos a possibilidade de abraçar, de cumprimentar com um beijo ou um aperto de mão.

A falta de contato físico vem mudando a convivência diária tanto nas relações pessoais quanto nas profissionais. Essas mudanças também são marcadas pela necessidade do uso das máscaras, que encobrem boa parte das expressões faciais.

Como consequência, a comunicação não-verbal fica comprometida pela incapacidade de vermos os rostos e, a partir dele, interpretarmos as emoções, os pensamentos e as intenções das outras pessoas.

Mas, por sorte, temos um elemento muito poderoso capaz de transmitir com enorme intensidade o que sentimos: A NOSSA VOZ!

O som da voz somado à prosódia – forma como fazemos as variações de ritmo, entonação, ênfases e pausas – nos dá a oportunidade de expressarmos as intenções ao que queremos dizer. Sem a capacidade de modularmos a voz, as palavras ficariam ocas e sem sentido.

Essa habilidade tão poderosa é pouco valorizada por muita gente, mas quem não gosta de transmitir uma mensagem comunicando-se com facilidade?

Um Exercício para Abraçar quem Você Ama com a Sua Voz

Vivemos um momento excepcionalmente diferente, e compartilhar sentimentos é uma forma de encurtarmos distâncias e nos mantermos conectados.

Por isso, neste final de ano quero lhe propor um exercício que deixará muita gente contente: na impossibilidade de estar próximo a todos os seus familiares e amigos(as):

Mande um áudio, ou ainda, um vídeo contando para eles/elas porque são especiais na sua vida.

Use a linguagem do coração, solte a sua voz e abrace sonoramente cada um deles.

Assim, desejo que a sua comunicação chegue mais longe e seja o melhor presente a oferecer a quem você ama.

Aproveito a oportunidade para agradecer por acompanhar-me aqui e desejar a você e à sua família um Natal de muito amor e 2021 repleto de saúde e paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *