cidastier.com.br

Cida Stier

Na última vez que precisou falar em público, apresentar um relatório  ao seu chefe ou encarar uma entrevista de emprego, você percebeu a sua linguagem corporal?

O sucesso ou o fracasso de uma conversa tem muito a ver com a mensagem que o corpo transmite, tanto em silêncio como durante uma fala.

O que o seu corpo está me dizendo? O que o meu corpo está dizendo para você? Essa análise subconsciente indica em quem acreditamos e quem escolhemos para fazer parte do nosso mundo e essa escolha não é aleatória.

Embora seja comum notarmos a postura das pessoas ao nosso redor, na maior parte do tempo, dificilmente percebemos como nos posicionamos.

 “A linguagem corporal é a maneira de o corpo expressar o que estamos pensando e como estamos nos sentindo.”

A psicóloga social Amy Cuddy, em palestra no TED, mostrou como as expressões não verbais interferem na carreira e nas relações pessoais. Cuddy focou suas pesquisas acadêmicas no estudo das expressões não verbais de poder e de dominação.

Para a psicóloga, influenciamos e somos influenciados pelos aspectos não verbais, porque nossos sentimentos, pensamentos e reações fisiológicas afetam e são afetadas pela linguagem corporal. Segundo Cuddy, a mente muda o corpo e o corpo também muda a mente e exemplifica que, se uma pessoa insegura deseja ganhar a confiança dos outros, deve adotar diariamente, por alguns minutos, uma postura física que expresse autoconfiança.

Dessa forma, o cérebro passa a interpretar as sensações percebidas pela adoção da nova postura e a atitude de segurança e de autoconfiança pode ser estabelecida de modo permanente. É um estudo instigante, que precisa ser muito bem compreendido para se gerar resultados, pois não há dúvida:

 “Para transmitir confiança, o primeiro passo é ser e reconhecer a autoconfiança dentro de si mesmo. Senão, é pura maquiagem”.

Expressões faciais e corporais são estudadas desde a antiguidade. Elas são universais, inconscientes e, de modo geral, podem ser interpretadas e executadas de forma semelhante por todos. Por exemplo, tanto deficientes visuais – desde o nascimento- como quem enxerga normalmente, em qualquer parte do mundo, expressam a alegria de ganhar uma competição da mesma maneira: braços para cima em “V” e queixo levemente levantado. 

Já, ao perder, a expressão é justamente oposta: o corpo dobra-se, fecha-se como reação de tristeza e decepção.

O corpo é uma grande via de autodesenvolvimento e de transformações. Ele evidencia muitos aspectos da comunicação interior e, uma vez percebidos, possibilita a integração de linguagem corporal, voz e fala.

Valorizar a comunicação implica buscar ter boa consciência de si mesmo para usar a linguagem corporal a seu favor. 

AO VER A FOTO ACIMA, QUAL IMPRESSÃO ELA PASSA PARA VOCÊ?

Compartilhe essa publicação:
OUÇA O PODCAST
FALE BEM, VIVA MELHOR

Últimas Publicações

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *