5 maneiras de fazer seu público largar o celular e prestar atenção em você!

Ninguém pode negar: muitas vezes é difícil tirar os olhos da tela do celular, e mais difícil ainda é falar com alguém que não desgruda do aparelho nem por um segundo. Esse é um dos motivos que deixa muita gente sem ação quando está diante de uma plateia e percebe que concorre com esse foco poderoso de distração.

Infelizmente, quem não souber lidar bem com os incessantes olhares em busca das notificações corre o risco de comprometer a própria apresentação.

Controlar o impulso de olhar para o celular é uma batalha praticamente perdida. A comunicação depende de engajamento e reciprocidade entre as pessoas. A desconexão do ambiente e a falta de percepção do impacto que isso causa no outro e em um grupo tem se tornado preocupante. E mais: causa falta de entendimento, reuniões improdutivas, falhas em assimilar corretamente o que deve ser feito e, consequentemente, muito retrabalho.

Alguns cuidados devem ser observados antes de iniciar uma reunião ou uma apresentação para um pequeno grupo. Para que haja maior conexão entre as pessoas e o assunto a ser tratado, anote as 5 maneiras de fazer seu público largar o celular e prestar atenção em você!

  1. Faça um contrato inicial – Sugiro um acordo zen em que todos, em um ato de coragem e desapego,  se comprometam a deixar o celular virado para baixo. Negocia-se intervalos breves para aqueles que deixaram assuntos sérios que dependem de respostas céleres.
  2. Domine técnicas apresentação – Existem casos, em que o grande motivo das pessoas não estarem conectadas ao orador, e sim ao celular, é a falta de preparo dele para falar em público.
  3. Prepare o assunto – A preparação de uma apresentação interessante, com bons recursos de imagem e interação não se compara à fala improvisada.
  4. a sua voz corretamente – É muito bom ouvir alguém que fala bem, com boa voz, clareza e assertividade. Uma voz monótona é um convite para uma escapada ao celular.
  5. Procure não julgar – Ainda que seja difícil falar diante de alguém distraído, não o julgue e nem se distraia por isso. Adote uma “poker face”, aquela cara que não demonstra reação.

Somados a esses pontos, algumas frases, quando bem faladas, podem ajudar a puxar a atenção de volta de alguns distraídos da plateia. Elas são inspiradas neste artigo da INC Magazine!

  • “Agora, vou explicar para você um segredo…”
  • “Talvez você já saiba disso, mas caso ainda não saiba …
  • “Aqui é ponto mais importante para você…”
  • “Você precisa saber disso porque…”
  • “Deixe-me resumir isso para você …”

Há inúmeros fatores que podem prejudicar a comunicação em público. É essencial ter autocontrole, preparo, e segurança para lidar com as situações com naturalidade.

E sobre isso, vamos conversar melhor muito em breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *