cidastier.com.br

Cida Stier

Um bom comunicador é um bom leitor! E faço uma pergunta antes de começar esse post: Quantos livros você já leu esse ano? A resposta pode indicar se você está no caminho certo para superar os novos desafios que aparecem em sua vida.

Hoje, arrumando a minha biblioteca, tive vontade de compartilhar 3 livros que eu considero especiais! Espero que eles contribuam para mudar paradigmas e alavancar carreiras. Preparados?

1 – O Iconoclasta, Gregory Berns

No livro Iconoclasta, o neurocientista Gregory Berns mostra, através de seus estudos e pesquisas de neuroimagem, como funciona o cérebro das pessoas que fazem história por serem revolucionárias.

Para Berns, iconoclasta é alguém que faz o que os outros dizem que não pode ser feito, destruindo ícones e quebrando paradigmas.

Alguns exemplos de pessoas marcantes que o autor cita no livro:

Walt Disney, que passava horas observando desenhos em uma tela de cinema, imaginou os filmes em película e as ilustrações se combinando de uma forma revolucionária.

David Dreman, investidor prestigiado, que superou o medo do fracasso ao estudar psicologia do mercado e obteve grandes lucros com ações até então subestimadas.

Ray Kroc, o executivo que alavancou o mercado de fast food e criou novas formas de se relacionar com os clientes do McDonald’s, alcançando a liderança em seu ramo.
 

Para defender suas ideias, ele identificou características e habilidades dos cérebros de personalidades que foram capazes de mudar a arte, a ciência, a tecnologia, por causa de ideias fora da caixa. E mais, ele  mostra que estas habilidades, cada vez mais reconhecidas como fundamentais pelas empresas que buscam inovar, podem ser adquiridas pelo cérebro.

2 – O Poder dos Quietos

Se no livro acima a mudança de paradigma é em relação ao poder do nosso cérebro para atingir alta performance, em “O Poder dos Quietos”, Susan Cain mostra como o mundo empresarial perde oportunidades por subvalorizar as pessoas tímidas e introvertidas.

A autora apresenta histórias de introvertidos de sucesso e procura oferecer conselhos sobre como os tímidos podem tirar vantagem das suas características.

Eu já abordei aqui no blog que não existe relação entre ser tímido e não conseguir ser um grande comunicador, e o livro “O Poder dos Quietos” reforça ainda mais essa ideia.

3 – Comunicação Não-Violenta, Mashall B. Rosenberg

Para finalizar, um livro que precisa ser compartilhado em todos os segmentos. Vivemos em uma época de radicalismo, falta de respeito com as opiniões contrárias, e muitos mal-entendidos nas redes sociais.

Rosenberg escreveu o livro “Comunicação Não-Violenta” para ser um manual prático e didático para apresentar a metodologia que criou voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. O método é válido para o ambiente de trabalho, familiar e também para os conflitos políticos.

Usando sua experiência como psicólogo clínico e criador do método da comunicação não-violenta,o autor ensina o leitor a se libertar dos condicionamentos e dos efeitos de experiências do passado; mudar a forma de lidar com pensamentos que conduzem a discussões, raiva e depressão; saber lidar com os conflitos de forma pacífica e estabelecer laços interpessoais baseados em respeito mútuo, compaixão e cooperação.

Os assuntos abordados nesse livro também combinam com o artigo que escrevi sobre como a antipatia prejudica as pessoas e os ambientes que os cercam.

Gostou das indicações? Deixe seu comentário aqui no post, me fale se você já leu algum desses livros e se desejar, indique outros títulos que gostaria que seus colegas de trabalho também lessem. =)

Compartilhe essa publicação:
OUÇA O PODCAST
FALE BEM, VIVA MELHOR

Últimas Publicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *